Turismo no Rio de Janeiro | O que fazer em Guapimirim

O que fazer em Guapimirim

Foto por: O que fazer em Guapimirim
Atualizado em: 05/06/2023

Guapimirim, na região serrana do Rio de Janeiro, é uma ótima opção para quem quer fazer uma viagem curta de um dia só (os chamados bate-volta ou day trips) a partir da capital fluminense. Na verdade, sugiro que você combine a cidade com Teresópolis. Em Guapi (apelido carinhoso da cidade), fica uma unidade do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com cachoeiras e poços d’água ótimos para um banho refrescante. Ainda não sabe o que fazer em Guapimirim? Eu conto tudo neste post!

Pico Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Marcelle Ribeiro.

CACHOEIRAS DE GUAPIMIRIM

Cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

 

 

Mapa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Estacionamos lá dentro do parque mesmo. Era dia de semana e havia poucos visitantes. Na entrada, há painéis com o mapa das trilhas e um banheiro (em condições precárias). Porém, não há bebedouro nem nenhum local para comprar água lá.

 

 

Poço da Preguiça. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fomos para o principal poço dessa unidade, o Poço Verde. Mas, no caminho, paramos para ver o Poço da Preguiça. Da entrada do parque até o Poço Verde são apenas 87m de trilha fácil.

 

Poço da Preguiça. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em seguida, fomos em direção ao Poço Verde, a 20 minutos de caminhada da portaria do parque. Primeiro, paramos numa piscininha que fica um pouquinho antes do Poço Verde, que é bem rasinha e tem uma “hidromassagem natural”.

 

Banho antes do Poço Verde. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de mais uns passos na trilha, fomos ao Poço Verde propriamente dito. A entrada é por uma descida um pouco mais escura, pelas pedras. Basta ir andando pela água, pisando nas pedras do canto direito, que você vai chegar a uma área deliciosa, com uma “piscinona” e rochas para se esticar ao sol. Com certeza, um dos melhores programas para você escolher quando decidir o que fazer em Guapimirim.

 

Poço Verde. Foto: Caio Ribeiro.

Funciona das 8h às 17h. Preço: R$ 21 por pessoa. Endereço: Km 98,5 da BR 116 (entrada à direita da rodovia, sentido Teresópolis).

Cânions do Iconha

Tem muito mais o que fazer em Guapimirim do que você imagina. O passeio Cânions do Iconha é uma das opções, que você deve fazer com guia e tem sete paradas para banhos. Os cânions são bem bonitos e alguns paredões chegam a ter 40 metros de altura. No site Viator, o tour está à venda por cerca de R$ 40.

Trilha das Cascatas de Caneca Fina

A Trilha das Cascatas está localizada na região do Socavão, no bairro Caneca Fina. O visitante faz uma caminhada de dificuldade média pelas três cachoeiras em Guapimirim:

 

  • Da Gruta (ou da Usina)
  • Do Meio
  • Do Canivete

 

O Mirante do Soberbo fica na entrada para a cidade de Teresópolis. Sem dúvida, essa parada precisa ser priorizada quando você planejar o que fazer em Guapimirim. Você pode parar o carro e tirar um monte de fotos do Pico Dedo de Deus, que está localizado em Guapi, sendo o cartão-postal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e também de Teresópolis.

 

Panorâmica do Mirante do Soberbo. Foto: Marcelle Ribeiro.

CERVEJARIA ARTESANAL

Guapi tem mais de 25 produtores de cerveja artesanal. Então, conhecer uma das mini fábricas é uma ótima dica quando o assunto é o que fazer em Guapimirim. Aliás, há perfeito para quem quer conhecer como é a produção da bebida e degustar os rótulos na microcervejaria Rota Imperial. Bem bacana!

 

Nesse passeio de um dia, sugiro que você conheça as atrações:

  • Faça uma trilha do Parque da Serra dos Órgãos para tomar banhos nos poços e cachoeiras.
  • casacos lindos lá por excelentes preços. E tem também bijuterias e doces em compotas divinos! Então, se você quer conhecer a feirinha, se programe para fazer esse passeio no fim de semana.

 

Poço Verde. Dá para ficar em pé debaixo da pedra por onde a água cai. Foto: Caio Ribeiro.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Aluízio Azevedo

Eu sou um teste.

Comentários