Turismo no Rio de Janeiro | Penedo: a única colônia finlandesa no Brasil

Penedo: a única colônia finlandesa no Brasil

Foto por: Pequena Finlândia
Atualizado em: 05/06/2023

Penedo está localizado no município de Itatiaia, incrustado na Mata Atlântica, no sul do estado do Rio de Janeiro e perto da divisa com São Paulo. Única colônia finlandesa do país, é um bairro afastado de Itatiaia, cercado por belezas naturais e que aposta no turismo como sua principal fonte de renda.

O centro é pequeno e charmoso, com destaque para a Pequena Finlândia, um shopping temático que reproduz uma típica colônia finlandesa. São várias casinhas coloridas que abrigam lojas de chocolates, sorveterias e souvenires. É nela que fica a Casa de Verão do Papai Noel, que atrai principalmente as crianças, onde além do ilustre morador tem um trenó centenário trazido da Lapônia. Para visitá-la é preciso comprar ingresso.

A história da colonização finlandesa é resgatada no Museu Eva Hilden, onde há um acervo com mais de mil itens que contam a trajetória dos primeiros moradores do distrito e informações sobre as antigas tradições finlandesas e também da Finlândia moderna.

Além do seu centrinho charmoso, Penedo é cercado por uma natureza exuberante com muitas atrações naturais, como o Pico do Penedinho, acessado por uma trilha de cerca de 30 minutos, que oferece uma panorâmica de Penedo, Itatiaia e Resende.

Sobre o Autor

Aluízio Azevedo