Fotos: Acervo pesquisa Google e Turismo RJ

 

Magé é um município da Baixada Fluminense, situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Seu ponto turístico mais famoso é a 1ª Estrada de Ferro do Brasil, construída em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, o Barão e depois Visconde de Mauá.

                                                                                              

Foi em Magé que o padre José de Anchieta obteve água pura e cristalina após um longo período de secas. A água foi abençoada pelo próprio padre e esse milagre se espalhou, tornando o Poço Bento alvo de muitas peregrinações em busca de milagres. Por seu importante destaque na história do Rio de Janeiro, Magé, com 454 anos,se destaca no turismo religioso com igrejas centenárias e locais para celebração da fé de várias crenças como cristã, espírita ou de matizes africanas.

Os visitantes que buscam turismo ecológico encontram inúmeras cachoeiras, trilhas e área de Mata Atlântica com fauna e flora diversificadas. É imperdível um passeio à Cachoeira Véu da noiva, que tem aproximadamente 110 metros de altura, e encanta os amantes da natureza com a bela queda d’água que se transforma numa piscina natural, proporcionando um banho em águas transparentes e geladas.

Em 1854 foi construída, em Magé, a primeira estação ferroviária do Brasil e da América Latina. A obra foi idealizada pelo Barão de Mauá, e sua inauguração contou com a presença do Imperador D. Pedro II. Hoje, a Estação Guia do Pacobaíba é tombada como Monumento Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O município conta, ainda, com três áreas de quilombos oficiais, reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares: Quilombo Maria Conga, Quilombo do Feital e Quilombo Quilombá.

Outro destaque de Magé são as áreas de mangue, boa parte delas registradas como APAs – Áreas de Proteção Ambiental. Os locais fazem parte de projetos de preservação ambiental, por conta de sua complexidade e importância como berço da vida marinha. São permitidos tours para visitantes para que eles possam conhecer esse importante ecossistema e o trabalho de preservação que vem sendo feito. Para visitar é necessário fazer contato com a APA Guapimirim.

Ver mais